domingo, 12 de janeiro de 2014

Lição 2 – Um libertador para Israel

Texto áureo: Êx 3.14
·        Introdução: um líder cristão não é feito da noite para o dia. É preciso que sua liderança seja amadurecida pelo tempo. Moisés foi treinado pelo Senhor ao longo dos anos, em um processo lento e gradual. Moisés era manso e gago, mas Deus viu que ele seria obediente.
       I.            Moisés – sua chamada e seu preparo
1.     Deus chama o seu escolhido: Moisés estava pastoreando ovelhas quando Deus o chamou (essa é uma excelente atividade para preparar o futuro condutor do povo de Deus). Deus chama, separa, vocaciona e capacita para o santo ministério. O Senhor chama, mas cabe ao homem cuidar do seu preparo para ser útil a Deus.
2.     O preparo de Moisés: Moisés foi chamado e recebeu treinamento da parte de Deus, talvez Ele esteja te chamando para realizar uma obra. E o que vais responder? Moisés ficou 40 anos no Egito, frequentou as mais renomadas universidades e adquiriu o conhecimento que foi empregado com sabedoria e se tornou muito útil em sua missão de libertador.
3.     O objetivo da chamada divina: primeiro o propósito divino era a saída do povo do Egito e queria que Moisés liderasse o povo. Deus poderia sim pegar o povo com suas mãos e tirar do Egito, mas ele possui métodos que visam mais adiante, como diria o gaúcho Deus “não dá ponto sem nó”. Hoje em relação a muitas igrejas Êx 3.5 é o que Deus está dizendo para elas, tirar o mundanismo do meio dos crentes, tirar do viver e do agir. O Senhor de uma forma magnifica tirou o povo do Egito, mas não tirou o “Egito” de dentro deles, pois isso é um ato voluntário de cada um. E de igual importância, a promessa do v. 12 é algo que todo o líder cristão deve preservar, não somo nada em nós mesmo, somos criaturas e há um Criador todo poderoso e zeloso que cuida de nós.
     II.            As desculpas de Moisés e a sua volta para o Egito
1.     O receio de Moisés e suas desculpas: Moisés foi moldado e mudado pelo Senhor no período que esteve em Midiã (cerca de 40 anos), de maneira que o Moisés impulsivo e precipitado já não existia, pois tinha dado lugar ao Moisés pastor de ovelhas. Moisés não precisaria crer em seu potencial e habilidades e sim no Senhor que o chamara. Ao ser chamado por Deus Moisés apresentou algumas desculpas, e assim também é conosco em nossos dias, todavia nem as escusas de Moisés e nem as nossas são aceitas pelo Senhor, pois Ele é o dono da obra e capacita àqueles que Ele vocaciona. Se Deus está te chamando não perca tempo com desculpas e não temas, apenas confie no Senhor.
2.     Deus concede poderes a Moisés: Deus realiza sinais para encorajar Moisés e confirmar suas palavras, também concede que Moisés realizasse estes sinais. Os sinais foram uma maneira de Deus confirmar as suas palavras a seu servo, e da mesma forma Ele ainda faz sinais para nos mostrar seu poder e sua vontade.
3.     O retorno de Moisés: O líder precisa do apoio e da cooperação da sua família, caso não o tenha deve orar a Deus neste sentido. O líder também deve saber a hora de revelar seus projetos a sua família. Moisés não disse a troco de que ia ao Egito para o seu sogro, mas não partiu sem o consentimento de sua família, este é um bom exemplo a ser observado.
  III.            Moisés se apresenta a Faraó
1.     Moisés diante de faraó: Moisés e Arão se apresentaram a faraó e lhe comunicaram a vontade de Deus para o povo hebreu. Faraó recusou de imediato e ainda aumenta a carga de trabalho do povo. Moisés obedecera a Deus com fidelidade e mesmo assim ele e o seu povo sofreram. Eis o aprendizado para nós, o fato de estarmos em obediência ao Senhor não significa que não irão surgir dificuldades, problemas e aflições, estejamos preparados.
2.     A queixa dos israelitas: A atitude dos israelitas foi a mais previsível possível, colocaram a culpa da nova e mais pesada carga de trabalho em Moisés e Arão. O povo imaginou que a saída do Egito seria imediata, mas este não era o plano do Altíssimo. Com a piora da situação Moisés começa a indagar o Senhor, e da mesma forma é com a gente, quando estamos em obediência a Deus e as lutas se levantam nós não entendemos, mas ainda assim não podemos esquecer que Deus está no controle de tudo.
3.     Deus promete livrar o seu povo: A saída do povo do Egito seria algo sobrenatural e de fato o foi. Deus agora ia redimir, adotar e introduzir na Terra Prometida o povo de Israel. A saída do Egito foi uma oportunidade para que hebreus e egípcios tiveram de ver o poder de Deus.

·        Conclusão: Aprendemos que Deus preparou Moisés para que este realizasse sua missão de libertar o povo. Deus ainda prepara homens assim como fez com Moisés, basta você estar disposto a ser usado por Deus. se você está, não perca tempo com justificativas e diga “sim” ao chamado de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário