- Desde já peço desculpas por estar postando resumos e artigos de lições passadas, estamos nos adaptando e elaborando uma logística de trabalho para atingirmos o nosso objetivo e criar o melhor ambiante para as reflexões referentes as lições da EBD.
- Obs: É de crucial importância que antes de ler este breve resumo que leia-se a lição 6 da revista da EBD 4º Trim. 2013, sem a leitura da referida lição a compreensão deste resumo ficará muito vaga.
Iniciando a lição temos o texto áureo em Pv. 20.7: “O justo anda na
sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”. Gostei muito da
verdade pratica da lição: A melhor forma
de se educar um filho é através do exemplo, pois as palavras passam, mas o
exemplo permanece.
A leitura em classe se encontra em Pv. 4-9:
1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos
para conhecerdes o entendimento.
2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu
ensino.
3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e
único em estima diante de minha mãe,
4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração
as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.
5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não
te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.
6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela
te preservará.
7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a
sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.
8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela
te honrará.
9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma
coroa de glória te entregará.
Começando pelo titulo da lição podemos destacar duas palavras
importantes exemplo e educação. A palavra exemplo pode ser
definida como “aquilo que pode servir de modelo; Fato de que se pode tirar
proveito ou ensino” e a palavra educação é definida da seguinte forma no
dicionário “Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e
moral da pessoa; Preparo; Instrução”.
Dados esse fatos podemos deduzir pelo titulo da lição que ela fala sobre
a maneira pessoal (particular) de ensino intelectual e moral dos filhos. Dado
que a palavra ensino tem significado de instrução,
ensinamento e educação. A revista também nos traz que educar é uma das
três funções basca dos pais. As palavras chaves que sempre vão permear o
contexto desta lição são: EXEMPLO & INFLUENCIA. Segundo a revista
influencia é: ação ou efeito de influir,
isto é, fazer fluir, correr para dentro de. Podemos dizer que o cenário da
lição é este, o compromisso dos pais em educar seus filhos, observando os
valores morais ensinados na Bíblia e fazendo uso do exemplo.
· Introdução: Como já foi dito a
lição vai tratar da importância de ter o bom exemplo da parte dos pais em casa.
O que não isenta os filhos de serem um bom exemplo dentro de casa, para irmãos
e primos mais novos, até mesmo aos filhos dos vizinhos. A introdução nos diz que Salomão
constantemente apela no livro de Provérbios ao seu “filho” para que atente aos
ensinos do bom viver, que Salomão o estava transmitindo. Também é dito nesta
introdução que a preocupação não era despejar normas sobre o aprendiz, mas
mostrar (ensinar) que o exemplo (atitude) fala mais alto que as palavras.
I.
A
importância dos Limites:
1.
Satisfazendo
necessidades, não vontades: O dicionário de nossa língua define o termo
necessário como=> Que não se pode
dispensar; Aquilo que não pode faltar. Também, o mesmo dicionário define necessidade como uma variante de
necessário. O termo vontade é definido da seguinte maneira: Impulso que leva a pessoa a realizar o que
deseja. Esclarecidos estes significados relevantes deste tópico, podemos
dizer que necessidade é algo que não pode faltar, que não podemos dispensar,
enquanto que vontade é algo passageiro, com pouca ou nenhuma importância e
dispensável. Neste primeiro momento é utilizada uma máxima do meio empresarial
para mostrar a importância de colocar limites nas crianças. Em geral crianças,
querem que suas vontades (muitas vezes fúteis) sejam atendidas imediatamente,
todavia as necessidades deles é que são prioridade, mesmo que os próprios
ignorem. A revista nos ensina que educar também implica em por limites, e que
estes vão nortear as vidas dessas crianças na formulação e aprendizagem de
valores éticos e morais.
2.
Presença
vs Agressão: Impor limites não tem nada a ver com espancar. Jesus exerceu autoridade,
prestigio e fama sem jamais usar a força, hoje Jesus é um dos homens mais
conhecido do mundo e agrega cada vez mais seguidores dos seus pensamentos.
Também é um alerta especial as mães superprotetoras, ao proteger demais os
filhos acabam por não educá-los e não é isso o que nos diz a Bíblia (Pv.
13.24).
II.
Ensinando
Através do Exemplo
1.
Ética
da Personalidade: Neste tópico a lição não tem “papas na língua”, é bem clara e objetiva
no que diz respeito a educação dos filhos. Não cabe a escola e nem aos
professores educar os nossos filhos, isso compete aos pais, educação vem de
casa. Quem tem que dar o “norte” sobre os valores morais dos filhos são os
pais, e o “norte” moral dos pais é a Bíblia. A lição nos traz um exemplo
contido no livro de Provérbios, esse é o caminho daqueles que não tem uma
referencia moral para se basear e seguir. Acredito que não seja esse o futuro
que um pai deseja para o seu filho.
2.
Ética
do Caráter: A lição resume de forma magistral o que é ética
ainda neste ponto fala do compromisso que temos em tomar a atitude correta em
qualquer situação. Tendo em mente que a base dos ensinos éticos e morais é a
Bíblia.
III.
Educação
Integral
1.
Desenvolvimento
Mental: Aqui fica claro que devemos promover um aprendizado as crianças e jovens
que os desenvolva e prepare para a vida.
Para a dura realidade diária tanto na área natural (terrena) quanto na
espiritual. Aqui está listada as seguintes virtudes sabedoria, disciplina, sensatez, justiça, direito, retidão, habilidade,
prudência, conhecimento, e reflexão. Nós exigimos isso de nossos jovens
cristãos, porém nem sempre nos preocupamos em ser o exemplo dos jovens demonstrando
todos estes atributos operando em conjunto. Porem, todos concordam que o
crescimento particular em cada uma dessas áreas é de extrema importância.
2.
Desenvolvimento
Moral: A lição coloca de forma sucinta que a insistência
do sábio em educar seu aprendiz demonstra sua preocupação com seu
desenvolvimento moral. Lembremo-nos que mais do que cobrar a postura e o
desenvolvimento mental dos jovens e das crianças, temos que dar atenção ao
crescimento moral deles, nos esforçar para formular homens e mulheres com o
caráter de Cristo. Importante lembrar que não há desenvolvimento moral sem o
mental, um depende do outro e devemos ser a referencia dos mais novos em ambos.
· Conclusão: Como nos diz a
lição o sistema educacional enfrenta uma crise, onde não consegue desempenhar a
sua função que é capacitar os jovens e crianças com o conhecimento necessário
básico para se conseguir um emprego. Lembrando que educar nunca foi função do
sistema educacional e sempre dos pais. Ao meu ver não cabe aos professores ser
o modelo de moral e valores dos jovens e sim seus pais e responsáveis. A lição
conclui nos alertando para não deixarmos a nossa responsabilidade nas mãos
desse sistema educacional deficiente, pois este acabará por inocular nos nossos
filhos “o veneno de um ensino permissivo
e contrário aos valores da Bíblia”. Alias como cristãos temos um manual de
regra e fé, a Bíblia, e esta nos orienta quanto a nossa conduta nesta terra,
seja como pai ou como filho, nossa conduta deve ser irrepreensível. Como sal da
terra, nós cristãos devemos ser o modelo de nossos filhos e de todos os que nos
rodeiam, nós é quem somos o exemplo deles e não o contrário.
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