quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lição 6 – O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos

  • Desde já peço desculpas por estar postando resumos e artigos de lições passadas, estamos nos adaptando e elaborando uma logística de trabalho para atingirmos o nosso objetivo e criar o melhor ambiante para as reflexões referentes as lições da EBD.

  • Obs: É de crucial importância que antes de ler este breve resumo que leia-se a lição 6 da revista da EBD 4º Trim. 2013, sem a leitura da referida lição a compreensão deste resumo ficará muito vaga.
·       Obs: Tal como na lição, vou me valer do mesmo esquema de divisão de tópicos, para ficar mais fácil de compreender o texto.

Iniciando a lição temos o texto áureo em Pv. 20.7: O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”. Gostei muito da verdade pratica da lição: A melhor forma de se educar um filho é através do exemplo, pois as palavras passam, mas o exemplo permanece.

A leitura em classe se encontra em Pv. 4-9:
1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.

2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.

3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe,

4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.

5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.

6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará.

7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.

8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.

9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará.

Começando pelo titulo da lição podemos destacar duas palavras importantes exemplo e educação. A palavra exemplo pode ser definida como “aquilo que pode servir de modelo; Fato de que se pode tirar proveito ou ensino” e a palavra educação é definida da seguinte forma no dicionário “Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da pessoa; Preparo; Instrução”.
Dados esse fatos podemos deduzir pelo titulo da lição que ela fala sobre a maneira pessoal (particular) de ensino intelectual e moral dos filhos. Dado que a palavra ensino tem significado de instrução, ensinamento e educação. A revista também nos traz que educar é uma das três funções basca dos pais. As palavras chaves que sempre vão permear o contexto desta lição são: EXEMPLO & INFLUENCIA. Segundo a revista influencia é: ação ou efeito de influir, isto é, fazer fluir, correr para dentro de. Podemos dizer que o cenário da lição é este, o compromisso dos pais em educar seus filhos, observando os valores morais ensinados na Bíblia e fazendo uso do exemplo.

·       Introdução: Como já foi dito a lição vai tratar da importância de ter o bom exemplo da parte dos pais em casa. O que não isenta os filhos de serem um bom exemplo dentro de casa, para irmãos e primos mais novos, até mesmo aos filhos dos vizinhos.  A introdução nos diz que Salomão constantemente apela no livro de Provérbios ao seu “filho” para que atente aos ensinos do bom viver, que Salomão o estava transmitindo. Também é dito nesta introdução que a preocupação não era despejar normas sobre o aprendiz, mas mostrar (ensinar) que o exemplo (atitude) fala mais alto que as palavras.

                               I.           A importância dos Limites:
1.  Satisfazendo necessidades, não vontades: O dicionário de nossa língua define o termo necessário como=> Que não se pode dispensar; Aquilo que não pode faltar. Também, o mesmo dicionário define necessidade como uma variante de necessário. O termo vontade é definido da seguinte maneira: Impulso que leva a pessoa a realizar o que deseja. Esclarecidos estes significados relevantes deste tópico, podemos dizer que necessidade é algo que não pode faltar, que não podemos dispensar, enquanto que vontade é algo passageiro, com pouca ou nenhuma importância e dispensável. Neste primeiro momento é utilizada uma máxima do meio empresarial para mostrar a importância de colocar limites nas crianças. Em geral crianças, querem que suas vontades (muitas vezes fúteis) sejam atendidas imediatamente, todavia as necessidades deles é que são prioridade, mesmo que os próprios ignorem. A revista nos ensina que educar também implica em por limites, e que estes vão nortear as vidas dessas crianças na formulação e aprendizagem de valores éticos e morais.
2.  Presença vs Agressão: Impor limites não tem nada a ver com espancar. Jesus exerceu autoridade, prestigio e fama sem jamais usar a força, hoje Jesus é um dos homens mais conhecido do mundo e agrega cada vez mais seguidores dos seus pensamentos. Também é um alerta especial as mães superprotetoras, ao proteger demais os filhos acabam por não educá-los e não é isso o que nos diz a Bíblia (Pv. 13.24).

                             II.           Ensinando Através do Exemplo
1.  Ética da Personalidade: Neste tópico a lição não tem “papas na língua”, é bem clara e objetiva no que diz respeito a educação dos filhos. Não cabe a escola e nem aos professores educar os nossos filhos, isso compete aos pais, educação vem de casa. Quem tem que dar o “norte” sobre os valores morais dos filhos são os pais, e o “norte” moral dos pais é a Bíblia. A lição nos traz um exemplo contido no livro de Provérbios, esse é o caminho daqueles que não tem uma referencia moral para se basear e seguir. Acredito que não seja esse o futuro que um pai deseja para o seu filho.
2.  Ética do Caráter: A lição resume de forma magistral o que é ética ainda neste ponto fala do compromisso que temos em tomar a atitude correta em qualquer situação. Tendo em mente que a base dos ensinos éticos e morais é a Bíblia.

                          III.           Educação Integral
1.  Desenvolvimento Mental: Aqui fica claro que devemos promover um aprendizado as crianças e jovens que os desenvolva e prepare para a vida.  Para a dura realidade diária tanto na área natural (terrena) quanto na espiritual. Aqui está listada as seguintes virtudes sabedoria, disciplina, sensatez, justiça, direito, retidão, habilidade, prudência, conhecimento, e reflexão. Nós exigimos isso de nossos jovens cristãos, porém nem sempre nos preocupamos em ser o exemplo dos jovens demonstrando todos estes atributos operando em conjunto. Porem, todos concordam que o crescimento particular em cada uma dessas áreas é de extrema importância.
2.  Desenvolvimento Moral: A lição coloca de forma sucinta que a insistência do sábio em educar seu aprendiz demonstra sua preocupação com seu desenvolvimento moral. Lembremo-nos que mais do que cobrar a postura e o desenvolvimento mental dos jovens e das crianças, temos que dar atenção ao crescimento moral deles, nos esforçar para formular homens e mulheres com o caráter de Cristo. Importante lembrar que não há desenvolvimento moral sem o mental, um depende do outro e devemos ser a referencia dos mais novos em ambos.


·       Conclusão: Como nos diz a lição o sistema educacional enfrenta uma crise, onde não consegue desempenhar a sua função que é capacitar os jovens e crianças com o conhecimento necessário básico para se conseguir um emprego. Lembrando que educar nunca foi função do sistema educacional e sempre dos pais. Ao meu ver não cabe aos professores ser o modelo de moral e valores dos jovens e sim seus pais e responsáveis. A lição conclui nos alertando para não deixarmos a nossa responsabilidade nas mãos desse sistema educacional deficiente, pois este acabará por inocular nos nossos filhos “o veneno de um ensino permissivo e contrário aos valores da Bíblia”. Alias como cristãos temos um manual de regra e fé, a Bíblia, e esta nos orienta quanto a nossa conduta nesta terra, seja como pai ou como filho, nossa conduta deve ser irrepreensível. Como sal da terra, nós cristãos devemos ser o modelo de nossos filhos e de todos os que nos rodeiam, nós é quem somos o exemplo deles e não o contrário.

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