sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Lição 9 - O Tempo Para Todas as Coisas

Texto áureo: “Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.” Ec. 3.1
Leitura em classe => Ec 3.1-8
1 Tudo tem a sua ocasião própria, e há tempo para todo propósito debaixo do céu.
2 Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
3 tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar;
4 tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
5 tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar;
6 tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora;
7 tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.
  • ·       Introdução: vivemos na “era do vazio e das incertezas” isso por causa da relativização da ética e da total rejeição à verdade absoluta. Não há mais verdade, e sim “verdades” desprovidas de qualquer sentido. Em Eclesiastes nos é mostrada a história de alguém que vive a falta de harmonia existencial que presenciamos hoje. Em outras palavras alguém que viveu como o mundo hoje prega que devemos viver, de maneira libertina e liberal. Salomão em Eclesiastes mergulha num mundo sensual e duvidoso, para descobrir que a vida sem Deus é um mergulho no vazio e uma corrida atrás do vento.

                             I.           Eclesiastes, O livro e a mensagem

1. Datação do livro: Acredita-se que o livro tenha sido escrito por volta de 1000 a. C. e pelo rei Salomão (Ec 1.1).

2. Conhecendo o pregador: Pregador traduzido do hebraico é qohelet. Pregador deriva de qahal, expressão que possui sentido de reunião. A septuaginta traduziu qohelet pelo equivalente grego ekklesia, daí o nome Eclesiastes: uma referencia a alguém que fala ou discursa.

Esse pregador foi Salomão que na sua velhice tinha uma visão bem realista da vida. Embora nas observações retratem um período de declínio politico, moral e econômico de Israel, as palavras de Salomão apontam para Deus como a única fonte de satisfação, realização e felicidade humana.

                          II.           Discernindo os tempos

1. A transitoriedade da vida: Tema bem claro em Eclesiastes é o da transitoriedade da vida. Ela é efêmera, passageira. Por isso muitos buscam satisfazer-se de várias formas, com a sabedoria, prazeres, riquezas e por fim no trabalho. Tudo é vaidade, pois estas coisas vão passar juntamente com a vida e sua transitoriedade.

2. A eternidade de Deus: Cerca de 40 vezes o pregador se refere a Deus, fazendo uso do nome em hebraico Elohim, o Deus criador. Isto é proposital, pois com frequência Salomão alude aquilo que acontece “debaixo do sol”. O proposito disso é destacar o enorme contraste entre Deus e o homem. Deus é eterno, onipotente, auto-existente, enquanto o homem é finito, frágil e transitório. Por ser mortal o homem não deve fixar-se nas coisas dessa vida.

                       III.           O tempo e as relações interpessoais

1. Na família: Eclesiastes nos ensina que nossa vida é muito breve e por isso devemos aproveitar cada momento com nossa família e desfrutar dos bens que o Senhor nos concede. Nos ensina que o nosso lar deve ser uma permanente ação de graças a Deus e um local de celebração. Não devemos esquecer que a família cristã não precisa de bebidas alcoólicas e outras coisas inconvenientes para se alegrar e se divertir.

2. No trabalho: O trabalho não deve ser o centro de nossa vida, quando assume essa posição torna-se em fadiga. A palavra traduzida do hebraico smach é “gozar”, evocando regozijo e alegria. Isto quer dizer que nosso local de trabalho deve ser um lugar agradável e alegre, fruto das relações interpessoais saudáveis.

                      IV.           Administrando bem o tempo

1. Evitando a falsa sabedoria e o hedonismo: A busca pelo conhecimento tem sido o alvo do homem através dos séculos, todavia quem procura o conhecimento adquire consciência e percebe a sua própria incapacidade de mudar a natureza das coisas. Nesse âmbito o conhecimento como objeto de realização pessoal, pode conduzir à frustração.
A busca por prazer por sua vez, configura uma pratica hedonista e contrária a Deus. Muitos buscam a satisfação no álcool, nas drogas, no sexo, etc. tudo terminará num sentimento de vazio e frustração. Quem beber desta agua tornará a ter sede (Jo 4.13).

2. Evitando a falsa prosperidade e o ativismo: A falsa prosperidade constitui-se numa corrida desenfreada atrás de coisas e bens supérfluos que com o tempo perecerão. Jesus mesmo descontruiu essa ilusão de forma magistral em Lc 12.22-28.


  • ·       Conclusão: Para finalizar, nosso tempo é muito curto para ser desperdiçado e devemos saber usar muito bem esse tempo. E o centro de nossa busca deve ser o Senhor, pois somente Ele é eterno e jamais vai nos decepcionar.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lição 8 – A Mulher Virtuosa

Texto áureo:Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas” Pv. 31.10
Leitura em classe => Pv. 31.10-21; 23-29:
10 Álefe. Mulher virtuosa, quem a pode achar? Pois o seu valor muito excede ao de jóias preciosas.

11 Bete. O coração do seu marido confia nela, e não lhe haverá falta de lucro.

12 Guímel. Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida.

13 Dálete. Ela busca lã e linho, e trabalha de boa vontade com as mãos.

14 Hê. É como os navios do negociante; de longe traz o seu pão.

15 Vave. E quando ainda está escuro, ela se levanta, e dá mantimento à sua casa, e a tarefa às suas servas.

16 Zaine. Considera um campo, e compra-o; planta uma vinha com o fruto de suas mãos.

17 Hete. Cinge os seus lombos de força, e fortalece os seus braços.

18 Tete. Prova e vê que é boa a sua mercadoria; e a sua lâmpada não se apaga de noite.

19 Iode. Estende as mãos ao fuso, e as suas mãos pegam na roca.

20 Cafe. Abre a mão para o pobre; sim, ao necessitado estende as suas mãos.

21 Lâmede. Não tem medo da neve pela sua família; pois todos os da sua casa estão vestidos de escarlate.
23 Nune. Conhece-se o seu marido nas portas, quando se assenta entre os anciãos da terra.

24 Sâmerue. Faz vestidos de linho, e vende-os, e entrega cintas aos mercadores.

25 Aine. A força e a dignidade são os seus vestidos; e ri-se do tempo vindouro.

26 Pê. Abre a sua boca com sabedoria, e o ensino da benevolência está na sua língua.

27 Tsadê. Olha pelo governo de sua casa, e não come o pão da preguiça.

28 Côfe. Levantam-se seus filhos, e lhe chamam bem-aventurada, como também seu marido, que a louva, dizendo:

29 Reche. Muitas mulheres têm procedido virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas.

·       Verdade Prática: O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa.

·       Introdução: Aqui iniciamos a lição com conceitos mui ricos e válidos a respeito da mulher. Nesta introdução é citada a diferença da formosura/beleza da mulher virtuosa e da vil. Uma tem princípios éticos belos, a outra é mera e esteticamente bonita.

                                                       I.           A Mulher Virtuosa Como Esposa:
1. Tem a confiança e o respeito do marido: Todos sabemos que as bases de um relacionamento conjugal são confiança e respeito mutuo e que a fidelidade é um dos pilares do casamento. Em Pv. 31.11 está claro que o marido da mulher virtuosa não tem preocupação alguma em relação a sua esposa, pois tem total confiança na mesma, isto gera o respeito necessário entre o casal.
2. Tem a Admiração e o Reconhecimento do Marido: É do conhecimento geral que não é comum o marido elogiar a esposa, todavia o homem que tem por esposa uma mulher virtuosa deve fazer isso sempre. Considerando que a mulher responde muito melhor ao que ouve, será uma massagem na autoestima da esposa receber elogios. Também é do conhecimento de todos que reconhecer o valor da companheira é uma forma efetiva de demonstrar amor, que deve ser acompanhada de atitudes que reitere as palavras. Esse reconhecimento deve ser feito tanto no lar quanto em publico.
                                                     II.           A Mulher Virtuosa como Mãe:
1. É Educadora: A mulher virtuosa educa seus filhos sob preceitos morais bíblicos que se encontram em Pv. 31.25. A mulher virtuosa educa seus filhos através do exemplo, ela é uma pessoa forte/seguira e digna, desta forma educa seus filhos.
2. É Afetuosa: A falta de afeto na infância de uma das grandes causas da deliquencia juvenil. Vemos nos dias de hoje uma “educação” permeada de xingamentos e rispidez. Todavia os filhos da mulher virtuosa a chamam de bem aventurada e isso porque receberam dela o afeto e a atenção necessária na infância.
                                                  III.           A Mulher Virtuosa como Trabalhadora:
1. É Dona de Casa: Bem sabemos que as mulheres vêm ganhando espaço no mercado de trabalho, todavia esse crescimento na área profissional não deve tirar o gozo e o orgulho de ser mãe, esposa e dona de casa. Assim é a mulher virtuosa. Os maridos não estão impedidos de ajudar suas mulheres nos afazeres domésticos, e dessa maneira demonstrarão sua gratidão pela companheira. Essa pequena atitude oxigena uma relação e pode salvar um casamento.
2. É Empreendedora: Nos nossos dias atuais é comum as mulheres trabalharem fora para complementar a renda familiar. Sendo assim cabe ao esposo ser sábio e ajudar a esposa dentro de casa. Pois ela sendo uma mulher virtuosa se esforça para manter o lar e maus, busca ajudar o marido nas finanças da família.
                                                 IV.           A Mulher Virtuosa como Serva de DEUS:
1. Dá Bom Testemunho: Em todas as áreas de nossa vida é fundamenta ter o bom testemunho, quer seja homem,  quer seja mulher.. a mulher virtuosa edifica a sua casa através do seu testemunho, por isso há a eminente necessidade de sabedoria e prudência para algumas mulheres, para que não arruínem seus casamentos como a mulher tola de Pv. 14.1.
2.   É Temente a DEUS: “O temor do SENHOR é o principio de toda a sabedoria”, baseado nesta citação podemos dizer que uma mulher como serva de Deus só pode ser tida como virtuosa se tiver temor a Ele. Uma mulher temente ao SENHOR é estimada dentro e fora do lar, é reconhecida e bem aventurada.


·       Conclusão: Nossa atual sociedade vive uma inversão de valores muito grande. Os valores estéticos são mais importantes  que os éticos, e isso gera diversas doenças na sociedade, doenças que atingem principalmente a família. A mulher virtuosa conserva sua casa através da sua conduta e postura ante as adversidades e aberrações éticas e morais de nossos dias. A mulher virtuosa torna-se a referencia moral e espiritual no lar ao lado do esposo, principalmente na educação dos filhos.

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Lição 6 – O Exemplo Pessoal na Educação dos Filhos

  • Desde já peço desculpas por estar postando resumos e artigos de lições passadas, estamos nos adaptando e elaborando uma logística de trabalho para atingirmos o nosso objetivo e criar o melhor ambiante para as reflexões referentes as lições da EBD.

  • Obs: É de crucial importância que antes de ler este breve resumo que leia-se a lição 6 da revista da EBD 4º Trim. 2013, sem a leitura da referida lição a compreensão deste resumo ficará muito vaga.
·       Obs: Tal como na lição, vou me valer do mesmo esquema de divisão de tópicos, para ficar mais fácil de compreender o texto.

Iniciando a lição temos o texto áureo em Pv. 20.7: O justo anda na sua integridade; bem-aventurados serão os seus filhos depois dele.”. Gostei muito da verdade pratica da lição: A melhor forma de se educar um filho é através do exemplo, pois as palavras passam, mas o exemplo permanece.

A leitura em classe se encontra em Pv. 4-9:
1 Ouvi, filhos, a instrução do pai, e estai atentos para conhecerdes o entendimento.

2 Pois eu vos dou boa doutrina; não abandoneis o meu ensino.

3 Quando eu era filho aos pés de meu, pai, tenro e único em estima diante de minha mãe,

4 ele me ensinava, e me dizia: Retenha o teu coração as minhas palavras; guarda os meus mandamentos, e vive.

5 Adquire a sabedoria, adquire o entendimento; não te esqueças nem te desvies das palavras da minha boca.

6 Não a abandones, e ela te guardará; ama-a, e ela te preservará.

7 A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis adquire o entendimento.

8 Estima-a, e ela te exaltará; se a abraçares, ela te honrará.

9 Ela dará à tua cabeça uma grinalda de graça; e uma coroa de glória te entregará.

Começando pelo titulo da lição podemos destacar duas palavras importantes exemplo e educação. A palavra exemplo pode ser definida como “aquilo que pode servir de modelo; Fato de que se pode tirar proveito ou ensino” e a palavra educação é definida da seguinte forma no dicionário “Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral da pessoa; Preparo; Instrução”.
Dados esse fatos podemos deduzir pelo titulo da lição que ela fala sobre a maneira pessoal (particular) de ensino intelectual e moral dos filhos. Dado que a palavra ensino tem significado de instrução, ensinamento e educação. A revista também nos traz que educar é uma das três funções basca dos pais. As palavras chaves que sempre vão permear o contexto desta lição são: EXEMPLO & INFLUENCIA. Segundo a revista influencia é: ação ou efeito de influir, isto é, fazer fluir, correr para dentro de. Podemos dizer que o cenário da lição é este, o compromisso dos pais em educar seus filhos, observando os valores morais ensinados na Bíblia e fazendo uso do exemplo.

·       Introdução: Como já foi dito a lição vai tratar da importância de ter o bom exemplo da parte dos pais em casa. O que não isenta os filhos de serem um bom exemplo dentro de casa, para irmãos e primos mais novos, até mesmo aos filhos dos vizinhos.  A introdução nos diz que Salomão constantemente apela no livro de Provérbios ao seu “filho” para que atente aos ensinos do bom viver, que Salomão o estava transmitindo. Também é dito nesta introdução que a preocupação não era despejar normas sobre o aprendiz, mas mostrar (ensinar) que o exemplo (atitude) fala mais alto que as palavras.

                               I.           A importância dos Limites:
1.  Satisfazendo necessidades, não vontades: O dicionário de nossa língua define o termo necessário como=> Que não se pode dispensar; Aquilo que não pode faltar. Também, o mesmo dicionário define necessidade como uma variante de necessário. O termo vontade é definido da seguinte maneira: Impulso que leva a pessoa a realizar o que deseja. Esclarecidos estes significados relevantes deste tópico, podemos dizer que necessidade é algo que não pode faltar, que não podemos dispensar, enquanto que vontade é algo passageiro, com pouca ou nenhuma importância e dispensável. Neste primeiro momento é utilizada uma máxima do meio empresarial para mostrar a importância de colocar limites nas crianças. Em geral crianças, querem que suas vontades (muitas vezes fúteis) sejam atendidas imediatamente, todavia as necessidades deles é que são prioridade, mesmo que os próprios ignorem. A revista nos ensina que educar também implica em por limites, e que estes vão nortear as vidas dessas crianças na formulação e aprendizagem de valores éticos e morais.
2.  Presença vs Agressão: Impor limites não tem nada a ver com espancar. Jesus exerceu autoridade, prestigio e fama sem jamais usar a força, hoje Jesus é um dos homens mais conhecido do mundo e agrega cada vez mais seguidores dos seus pensamentos. Também é um alerta especial as mães superprotetoras, ao proteger demais os filhos acabam por não educá-los e não é isso o que nos diz a Bíblia (Pv. 13.24).

                             II.           Ensinando Através do Exemplo
1.  Ética da Personalidade: Neste tópico a lição não tem “papas na língua”, é bem clara e objetiva no que diz respeito a educação dos filhos. Não cabe a escola e nem aos professores educar os nossos filhos, isso compete aos pais, educação vem de casa. Quem tem que dar o “norte” sobre os valores morais dos filhos são os pais, e o “norte” moral dos pais é a Bíblia. A lição nos traz um exemplo contido no livro de Provérbios, esse é o caminho daqueles que não tem uma referencia moral para se basear e seguir. Acredito que não seja esse o futuro que um pai deseja para o seu filho.
2.  Ética do Caráter: A lição resume de forma magistral o que é ética ainda neste ponto fala do compromisso que temos em tomar a atitude correta em qualquer situação. Tendo em mente que a base dos ensinos éticos e morais é a Bíblia.

                          III.           Educação Integral
1.  Desenvolvimento Mental: Aqui fica claro que devemos promover um aprendizado as crianças e jovens que os desenvolva e prepare para a vida.  Para a dura realidade diária tanto na área natural (terrena) quanto na espiritual. Aqui está listada as seguintes virtudes sabedoria, disciplina, sensatez, justiça, direito, retidão, habilidade, prudência, conhecimento, e reflexão. Nós exigimos isso de nossos jovens cristãos, porém nem sempre nos preocupamos em ser o exemplo dos jovens demonstrando todos estes atributos operando em conjunto. Porem, todos concordam que o crescimento particular em cada uma dessas áreas é de extrema importância.
2.  Desenvolvimento Moral: A lição coloca de forma sucinta que a insistência do sábio em educar seu aprendiz demonstra sua preocupação com seu desenvolvimento moral. Lembremo-nos que mais do que cobrar a postura e o desenvolvimento mental dos jovens e das crianças, temos que dar atenção ao crescimento moral deles, nos esforçar para formular homens e mulheres com o caráter de Cristo. Importante lembrar que não há desenvolvimento moral sem o mental, um depende do outro e devemos ser a referencia dos mais novos em ambos.


·       Conclusão: Como nos diz a lição o sistema educacional enfrenta uma crise, onde não consegue desempenhar a sua função que é capacitar os jovens e crianças com o conhecimento necessário básico para se conseguir um emprego. Lembrando que educar nunca foi função do sistema educacional e sempre dos pais. Ao meu ver não cabe aos professores ser o modelo de moral e valores dos jovens e sim seus pais e responsáveis. A lição conclui nos alertando para não deixarmos a nossa responsabilidade nas mãos desse sistema educacional deficiente, pois este acabará por inocular nos nossos filhos “o veneno de um ensino permissivo e contrário aos valores da Bíblia”. Alias como cristãos temos um manual de regra e fé, a Bíblia, e esta nos orienta quanto a nossa conduta nesta terra, seja como pai ou como filho, nossa conduta deve ser irrepreensível. Como sal da terra, nós cristãos devemos ser o modelo de nossos filhos e de todos os que nos rodeiam, nós é quem somos o exemplo deles e não o contrário.

terça-feira, 5 de novembro de 2013

A importância da EBD

A EBD prepara para a vida em sociedade, cumpre o mandamento do Senhor Jesus (Mt 28. 18,19), visa sempre a salvação, edificação e santificação de seus alunos. A EBD é comprometida com a verdade bíblica e com o desenvolvimento intelectual de seus alunos. A ED também “contribui para a compreensão, transformação, libertação e capacitação das diversas gerações de crentes em Cristo.” A ED é parte fundamental na estrutura das Assembleias de Deus, não há formaturas na EBD “por se tratar de uma escola para toda vida. Todos os membros da igreja são seus alunos, por estarem em processo de crescimento e maturidade que se estende por toda a vida.” Esta é a importância da Escola Bíblica Dominical, auxiliar no processo de evangelização, de santificação, de edificação, de crescimento e amadurecimento espiritual de seus alunos, que como acabamos de ver são todos os membros da igreja.
A Escola Bíblica Dominical (EBD) tem um papel fundamental para os cristãos, pois, é o principal veículo de educação cristã das Assembleias de Deus. Temos presenciado nos últimos dias um total descaso com a EBD, principalmente no estado do RS. Em meu primeiro seminário da EBD, o palestrante abordou alguns temas interessantes. A apostila que "ganhei" (ganhei coisa alguma, porque na verdade paguei por ela), esta continha um tópico legal que me abriu as janelas da imaginação, e me motivou a iniciar este pequeno e tímido projeto. Falava sobre utilizar a esfera publica da internet para promover discussões e debates sobre a EBD, expandir a sala até a internet, utilizar a internet para completar a aula presencial da EB. É notável que a EB tem algumas dificuldades em relação ao publico mais jovem, e estas dificuldades podem ser supridas com o auxilio da internet. Dessa forma estaremos contribuindo com o crescimento da EBD em escala mundial. Sinceramente gostei da ideia, a apostila menciona também que já têm diversas paginas nas redes sociais, divulgando e debatendo as lições da EBD. Minha ideia é tão audaciosa quanto, abrir um espaço de debates e trocas de experiências, entre amigos e conhecidos.
O que na realidade estou tentando fazer é criar um espaço livre para alunos e professores debaterem, um local onde todos possam aprender com a reflexão e percepção que cada um tem sobre um mesmo tema, que seriam as lições semanais da ED. E este projeto pode contribuir para o crescimento intelectual dos alunos, pois terão que estudar para embasar seus argumentos e terão que escrever o que pensam e isso os fará crescer, dando a eles um suporte para que aprendam mais nas escolas seculares. A meu ver este tímido projeto pode trazer diversos benefícios aos alunos da ED, e também para os professores que vão dar aulas mais dinâmicas, pois os alunos já terão uma opinião elaborada, já virão com uma disposição para debater e tirar as dúvidas. Deixará de ser aquela aula esquematizada e por vezes deficiente, onde o que predomina é a leitura da revista, se tornará um ambiente de escola realmente, onde há ideias, debates, enfim onde há um real aprendizado do que se está sendo abordado. Não podemos deixar de falar, que todos estes debates e discussões serão para um melhor entendimento e aprendizado da revista, que está embasada na palavra de Deus. A ideia é usar a internet como uma ferramenta para estimular o público mais jovem a estudar as revistas e proporcionar um ambiente mais dinamizado para que os jovens e adolescentes possam adquirir o máximo do conhecimento oferecido pela revista.